Café vietnamita

Café vietnamita

Data: 3/17/2020 2:28:03 AM

O primeiro contato que os vietnamitas tiveram com o café ocorreu graças aos franceses, especialmente no sul do Vietnã. Progressivamente, estava ao alcance de todos e era conhecido em todo o país. Devido à guerra, os documentos restantes hoje que atestam essa prática são muito poucos.

Naquela época, o café era preparado com um filtro trazido da França. Preparar café francês não foi fácil, pois eram necessárias ferramentas da França. Consequentemente, os vietnamitas tentaram preparar o café à sua maneira, modificando os métodos tradicionais, tornando-os muito mais simples e aprendendo o método de preparação do café dos chineses, chamado café "vot".

Ao mesmo tempo, eles também inventaram o filtro vietnamita para tornar esta nova bebida acessível a todos e fácil de preparar em casa. Não se sabia quando o filtro vietnamita nasceu, mas certamente, com o seu nascimento, mudou radicalmente os métodos de preparação e consumo do café. Abaixo, falaremos sobre as diferentes maneiras de preparar café "vot" e café de filtro vietnamita.

1. Café com ovo

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Asiatica Travel Portuguese (@asiaticatravel_portuguese) on

A preparação do café com ovo apareceu no início do século XX por Nguyen Van Giang, um barman do Metropole Hotel em Hanói. Como costumava dizer pelo Nguyen Van Hoa (filho do Sr. Giang), na época, o café cappuccino era consumido apenas pelos ricos e franceses porque o leite era escasso e caro.

Do desejo de poder levar a bebida ao alcance de todos, Nguyen Van Giang tendia a encontrar um ingrediente menos caro que criasse a camada cremosa como o leite. Imediatamente ele pensou em ovos. Foi a melhor escolha, porque os ovos eram facilmente encontrados em todas as famílias vietnamitas. A partir daí, a nova versão do café foi inventada, "o cappuccino vietnamita" ou seja café com ovo, e a abertura do cafetaria do Giang, chamado "Caffè Giang", nasceu quase imediatamente.

Café com ovo, pelo nome, você pode saber os principais ingredientes: ovo e café. Este café é uma combinação de café preto e ovo batido. A gema é misturada com açúcar e depois batida com o misturador da mão. Naquela época, a gema de ovo era batida à mão. É obtida uma mistura espumosa: o creme de zabaione. Despeje lentamente o café preto na xícara que já contém a mistura de ovo. Observa-se que o ovo flutua acima do café.

O segredo está em criar o equilíbrio entre a quantidade e a mistura do sabor entre o café e o ovo. Ao servir café, a xícara é colocada em uma tigela em que contém água quente. O objetivo é manter a temperatura do café, impedindo que o café esfrie e evitando criar um cheiro ruim no ovo.

2. Café de filtro vietnamita

Café de filtro vietnamita

O nascimento do filtro vietnamita ainda é um assunto inexplorado porque sua invenção ocorreu durante o período da guerra. Nenhum documento histórico sobre o nascimento e o inventor do filtro vietnamita é encontrado. Provavelmente, o filtro francês inspirou os vietnamitas a criar um filtro modificado e simplificado, adequado para o uso doméstico de todas as classes sociais.

O filtro vitenamita tem quatro partes: uma tampa, um corpo, uma base e uma pequena prateleira dentro do filtro. Fazer café com o filtro não é nada difícil, mas é um ritual lento. Nesse processo, a água filtra lentamente do café e desce para o copo. A operação leva cerca de sete a oito minutos. A preparação do café de filtro lembra um pouco do café napolitano.

Despeje água quente em todo o filtro para aquecê-lo e depois moa grãos de café para fazer café em pó . Se você usar café em pó embalado, misture-o antes de usar. Adicione o pó ao filtro e depois alise-o, agite e bata no corpo do filtro para remover o excesso de ar. Coloque a pequena prateleira no filtro e pressione um pouco. Despeje água quente na tampa do filtro, situe o corpo do filtro em cima da tampa e adicione um pouco de água quente dentro do filtro, acima da prateleira.

Incube o café por 20 segundos. Esta etapa ajuda o pó de café a absorver a água fervente, evitando derramar café ao inserir água na próxima vez. Localize o corpo do filtro em sua base e coloque os dois no copo. Despeje lentamente água quente dentro do filtro e cubra a tampa, esperando o café fluir para baixo. Lembre-se de encher água apenas 2/3 do filtro.

O café filtrado é consumido de várias maneiras, e as versões preferidas pelos vietnamitas são café com leite condensado e café com ovo. O café com leite condensado é considerado uma versão vietnamita do cappuccino, mas sem espuma. O leite condensado é usado porque, quando o café chegou ao Vietnã, durante a guerra, o leite não estava disponível e armazenável. A partir desse momento, o hábito de usar leite condensado é generalizado em todo o país. Você pode beber café do filtro vietnamita quente ou com gelo.

3. Café "vot"

Café Vot vietnamita

Com o tempo, os métodos de preparação de café evoluíram, variando de país para país. No entanto, ainda existe um método muito antigo de preparação, que consiste em extrair o café após um processo de imersão do pó na água fervente. Isso é o método de fazer café "vot".

Originalmente, o café "vot" chegou ao Vietnã graças aos chineses, que se refugiaram no século XVIII após a queda da dinastia Ming. Os chineses foram os primeiros a abrir as cafeterias no sul do Vietnã. Hoje existem só algumas cafeterias que preparam café "vot", incluindo a Cheo Leo Cafe fundada em 1938 - um das cafeterias mais antigas que era frequentemente frequentado por artistas daquela época.

O café "vot" foi preparado em um recipiente grande, usando um filtro de tecido para impedir que o pó de café caísse junto com a água. Esse método não é mais usado no Vietnã, mas apenas em alguns bares tradicionais. As pessoas frequentam esses bares não apenas para provar o café preparado de uma maneira muito antiga, mas também para lembrar um passado distante.

As ferramentas são muito simples: um recipiente e um filtro de tecido. É considerado o método mais simples e mais antigo na preparação do café: a água fervente é derramada no filtro de pano que contém o pó de café, deixando por um tempo desejado. O café sai e acaba em uma panela de barro. O café pronto é deixado no fogão em fogo baixo. No entanto, não deixe o café no filtro por muito tempo, pois isso pode alterar seu sabor (aumenta sua acidez e amargura).

O tempo necessário para preparar o café é de cerca de 3-4 minutos. O café obtido tem um bom aroma, sabor suave, não amargo. O segredo para fazer um café "vot" delicioso é como misturar e assar todos os tipos de café em uma receita separada.

Para mais informações, visite website da Asiatica Travel - Operadora de viagem local no Sudeste Asiático


 RESERVA RÁPIDA

Você não tem tempo suficiente para estudar nossos pacotes neste site? Diga-nos algumas informações para obter uma reserva rápida!

O número dos participantes do tour deve ser pelo MENOS 2 PESSOAS Apenas tratamos de organizar viagens privadas (sem viagens em grupos com desconhecidos)
dias
USD/pessoa
(sem contar os voos internacionais do seu país)
ENVIAR
Apresse-se! Faça a sua viagem de sonho ao sudeste asiático em 2020 para receber as ofertas mais atraentes de Asiatica Travel!

Asiatica-travel

Asiatica Travel est une agence de voyage locale francophone basée au Vietnam, organise des voyages en direct sans intermédiaire, spécialiste des circuits sur mesure individuels.