Informações do pacote
Depois de virem para o Myanmar, os britânicos não esperaram muito tempo para construir casas de madeira no Lago Inle. O frescor da região era um substituto ideal para os verões sufocantes de Yangon.
Detail
O lago Inle também é o local ideal para plantações e mercados. Entre a terra e a água, o povo Intha - uma minoria étnica que vive aqui, é um grupo de agricultores e pescadores. Eles cultivam as planícies de inundação ao longo e no lago usando hidroponia: os vegetais crescem em um engenhoso sistema de jardins flutuantes. Cestos cheios de solo fértil flutuam, amarrados em tocos de bambu plantados no chão.
O lago, cujas águas são muito calmas, reflete um azul profundo, cercado por montanhas. A área oferece muitas atividades para fazer ao redor do lago ou além das montanhas, onde muitas outras minorias étnicas habitam em pequenas aldeias. Os Intha também são incríveis navegadores de barco. Eles têm seu próprio jeito, um modo único de dirigir seu barco usando uma perna enrolada no remo, ao mesmo tempo em que seus braços e mãos estão ocupados manuseando a rede de pesca. Incrível!
Este lago é absolutamente um destaque de sua viagem.
Após 9 dias no centro de Mianmar, o Lago Inle era como uma brisa fresca para nos salvar do calor de 40 graus. O Lago Inle está localizado no estado de Shan, a 1 hora de avião de Bagan. Com uma altitude de 800 metros acima do nível do mar, este é o segundo maior lago de Mianmar, mundialmente famoso por suas belezas naturais e atividades agrícolas e piscatórias dos locais. A imagem de um homem usando os pés para controlar as armadilhas de pesca tornou-se famosa nas publicações de turismo.
1. Como chegar a Inle
- Normalmente, os turistas costumam escolher Inle como o último destino em sua jornada em Mianmar para relaxar após dias quentes. O clima na área do Lago Inle é fresco o ano todo (de 25 a 31 graus Celsius) e as árvores crescem verdes em todos os lugares, ao contrário da paisagem árida da região central.
- Podemos voar de Bagan, Mandalay ou Yangon para o aeroporto doméstico Heho e traslado de carro para Inle e para áreas ao redor.
2. Qual é melhor época para visitar
- Inle é linda em todas as épocas do ano. No entanto, de maio a setembro geralmente chove à tarde. Chegamos a Inle no início de maio e só choveu levemente no final do dia, a manhã estava levemente ensolarada.
- Dezembro a abril do próximo ano é a estação seca e a noite pode cair para 12 graus.
3. Cultura de minorias étnicas
- O Estado de Shan, em geral, e a região do Lago Inle, em particular, abrigam muitos grupos étnicos em Mianmar, a maioria dos quais é o grupo étnico de Shan que migrou do sul da China quando eram expulsos pelos mongóis no século XIII. Até 1948, os Shan tinham um tribunal separado com seu próprio exército e leis. Eles cultivam cannabis e se tornam o grupo étnico mais poderoso das montanhas do centro de Mianmar.
- Na região de Inle, existem vários grupos étnicos, como as pessoas de Intha e de Kayan de pescoço comprido, alternando com as birmanesas. Os Shan vivem principalmente na capital do estado Shan e na região Inle os Inde dominam.
4. O que torna Inle tão especial
- A imagem de aldeias flutuantes no mar, rio ou lago é uma imagem muito comum nos países do sudeste asiático. Você pode ver essa imagem no Camboja ou no Vietnã.
- Mas em Inle, o que se destaca é a maneira como as pessoas trabalham na agricultura. A imagem de vegetais flutuantes na água é definitivamente apenas em Inle. As pessoas cultivam vegetais em plataformas flutuantes e pilhas no lago. Os vegetais receberão nutrientes da água do lago. O mais famoso são os tomates deliciosos da lago. Não deixe de comer salada de tomate com legumes de Inle.
- Em Inle, peixes são principais fontes de nutrição, a imagem de um homem usando os pés para controlar barco e para utilizar armadilha de pesca se tornou um clássico. Embora as pessoas hoje tenham meios mais modernos, como redes de pesca, ainda é possível ver esses famosos pescadores no lago.
- Inle também é famosa por seu belo sistema de templos e mosteiros budistas localizados ao redor do lago.
- O clima frio faz com que plantas temperadas como uvas, morangos, chá e tabaco possam crescer aqui.
5. Viagem
- De manhã, partimos das 7h de Bagan para aeroporto Heho, do estado de Shan. A duração é cerca de 1 hora. Na chegada ao aeroporto, uma sensação refrescante das terras altas fez com que todos de nós se sentissem ainda mais excitado.
- Chegando em Heho, às 9h, registramos o hotel e começamos a visitar o primeiro ponto: Mercado de Cinco Dias. Este é o ponto de encontro de todas as étnias na área do lago. A característica especial do mercado é que, após 5 dias de encontro, o mercado se muda para outra aldeia, por isso a localização do mercado não é fixa. Os produtos do mercado de Inle eram mais abundante do que os de outros lugares em que fomos. Todos podem comprar muitas coisas: charutos, chá, cosméticos de Thanaka, sacolas de brocado, lembranças.
- Então pegamos um barco para explorar o Lago Inle, o barco pode transportar máxima 4 pessoas. Visitamos o Pagode Phaung Daw Oo, o maior pagode em Inle. Este pagode tem um salão principal muito grande e extremamente sagrado. No centro do salão principal, há quatro estátuas douradas de Buda. Mas hoje em dia elas perderam sua forma original, porque as pessoas aplicaram pó de ouro no corpo de Buda como um ritual para mostrar sua devoção.
- Almoçamos em um restaurante perto do pagode, podemos assistir ao pagode de longe. Na refeição, houve uma salada de tomate e legumes fritos.
- Em seguida, visitamos o mosteiro Nga Phye Chaung, um mosteiro de madeira de teca construído no lago. O mosteiro apresenta arquitetura tibetana, Shan e Bagan. Costumava ser famoso por gatos de circo, mas hoje foi proibido pelo abade porque é como um abuso de animais.
- O clima em Inle é muito fresco, então, onde quer que você vá, você pode ver os gatos dormindo em paz.
- À tarde, viajamos de tuk tuk a uma vinícola Red Wine Mountain na colina. Esta é a parada preferida dos turistas. Com apenas US$ 5, você pode provar 4 vinhos “Feito em Mianmar” com tecnologia européia. Comprei dois tipos de vinho branco: Late Harvest e Savignon Blanc, o aroma deles não é menos que o verdadeiro vinho europeu.
- À noite jantamos com os Shan, com suco de morango fresco para sobremesa.
- No 2º dia, depois de passar cerca de 2 horas comprando no mercado local, continuamos nosso caminho para visitar o Pagode Indein, este é um pagode muito famoso com 1000 pequenas estupa com altura de 2 a 3m na área do pagode. As stupas foram construídas no século XVIII, mas estão sendo reformada bastante.
- À tarde, visitamos 2 oficinas: prata e charuto. Inle é famosa por seu artesanato de prata requintado e charutos aromáticos.
- Na manhã seguinte, antes de irmos ao aeroporto, visitamos o mosteiro de teca Shwe Payan com a famosa vidraça oval.
6. Serviços
- Almoço: Restaurante Mr Toe, próximo ao Pagode Phaung Daw Oo; Restaurante Golden Kile, próximo ao Pagode Indein.
- Jantar: Restaurante Green Chilli.